Guia – Coordenação

- A carga horária da UC registrada no diário não precisa estar atrelada na carga lançada no CONTAC. As atividades síncronas e assíncronas devem ser lançadas no diário. Por exemplo: Uma disciplina de 72 horas pode ser lançada apenas em um dia e horário na semana (que representa a atividade síncrona, respeitando o turno do curso)
Sobre os calouros 2020/2 – Os alunos não irão fazer a inscrição periódica, serão automaticamente inscritos nas UCs previamente definidas pelos colegiados. As coordenações devem “reservar” as vagas dos calouros 2020/2 no calendário 20202ERE_cursospresenciais
Essa definição cabe ao professor responsável pela disciplina e ao colegiado do curso. Contudo deve-se observar o número de discentes previstos para aquele período e UC e considerar a necessidade de reoferta para estudantes não matriculados nesse primeiro período emergencial. É importante considerar a demanda e buscar atendê-la ao máximo, obviamente dentro dos limites de cada docente e de cada situação. Deve-se trabalhar para que a demanda reprimida seja a menor possível, uma vez que, no futuro, tendemos a ter uma carga horária alta e com limitações físicas de salas de aula e de turno (em cursos noturnos praticamente não há margem para uma carga extra de trabalho por parte de estudantes).
Segundo a RESOLUÇÃO 007 de 3 de agosto de 2020, Art. 9° § 3º O discente com matrícula trancada no primeiro semestre de 2020 poderá efetuar matrícula e inscrição nas UCs ofertadas no período remoto emergencial.
A Resolução 012/2018 é válida para o período regular presencial. Para o Período de Ensino Remoto Emergencial deve-se observar a resolução 007/2020/CONEP. Conforme o Art. 18. da Resolução 007 que diz “Ao longo do período emergencial, poderão ser apresentadas propostas normativas complementares temporárias.”
O assunto não foi previsto na resolução 007/2020/CONEP. Porém, dadas as circunstâncias do momento, recomenda-se que seja prevista a existência de avaliação substitutiva.
As comunicações oficiais devem se dar pelo Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem e demais Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação descritas no plano de ensino a ser submetido e aprovado pelo colegiado.
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